quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O 1º Mergulho de Naamã (SOBERBA)



"E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso. E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel. 
Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas. 
E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra. 
E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim. 
Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel. 
Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. 
Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. 
Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. 
Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação. 
Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. 
Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, Conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado". 
2 Reis 5:1-14


Vemos nesse texto a história de um homem que podia dizer que tinha de tudo; prestígio, dinheiro, fama, e tudo mais que uma pessoa normal sonharia em ter. Era herói de guerra, sua farda estava cheia de condecorações por seus atos de bravura, seu nome ocupava as manchetes de todos os jornais da época.Talvez somente essas informação já fossem o  suficiente para compreender a quantidade de barreiras e de preconceitos que esse homem teve que enfrentar até chegar onde chegou. Contudo, Naamã era leproso; um grande sucesso para o público, e um imenso fracasso pessoal.
Agora o que é essa doença? A lepra é uma doença transmissível, causada por uma bactéria, que afeta na maioria dos casos a pele e os nervos. Ela progride lentamente, geralmente um período de incubação de 3 (três) anos. A principal característica de alguém que possui essa doença é a perda da sensibilidade ao calor e a dor, culminando geralmente na mutilação de partes do corpo. Hoje existem remédios que podem trazer a cura, desde que diagnosticado em seu começo. 
Agora, traga essa doença para o âmbito espiritual. Naamã é a simbologia do estado espiritual de muitos crentes hoje. No mundo espiritual a lepra representa o pecado. E assim como a doença física, o pecado causa morte espiritual e posteriormente leva a morte física.
Preste atenção se você ou alguém que você conhece não esta com esses sintomas de lepra:
·         Perda da sensibilidade ao calor (não sente mais a presença de Deus), o fogo e a paixão de Deus não ardem mais. E por mais que Deus faça, não sentimos nada. Ou pior ainda, nos tornamos insensíveis a necessidade alheia, somente conseguimos enxergar nossas próprias necessidades.
·         Manchas no corpo, ou seja, o pecado já esta tão impregnado na pele, que aquilo que a alguns anos atrás era abominável pra nós, hoje se torna a coisa mais normal do mundo.
·         Torna-se uma doença transmissível, ou seja, já estamos tão insensíveis para as coisas de Deus, que a única coisa que nos resta é transmitir nosso veneno a outras pessoas.
·         Mutilação de partes importantes do corpo, ou seja, quando estamos insensíveis, e nos tornamos contagiosos, logo vemos que parte do corpo de Cristo começa a ser afetada por nossa causa.
Uma das servas de Naamã havia dito a esposa dele sobre Eliseu. Naamã vai ao seu rei e pede pra que ele mande uma carta ao rei de Israel, provavelmente para autorizar sua entrada em Israel. O rei de Israel então recebe uma carta do rei Sírio, e como já havia acontecido alguns conflitos entre Síria e Israel, mas estavam em um tempo de paz e colaboração, o rei se desespera por encontrar uma oportunidade de ajudar um antigo inimigo que atualmente era aliado, porém não tinha recursos para isso.
O rei rasga suas roupas com uma mistura de raiva e frustração por não poder ajudar. Naamã procura Elizeu e ao contrario do que pensava, Elizeu nem o recebeu, talvez porque fosse leproso, e havia uma lei que proibia a qualquer um de ter contato com leproso, tanto que o único relato de alguém que tocou em um leproso foi o de Jesus. Ou pode ser também que Eliseu simplesmente queria mostrar ao senhor incrível (comandante), que diante de Deus somos todos iguais e ninguém merece glória a não ser Ele. 
O primeiro mergulho de Naamã não o livra da lepra, e sim da sua SOBERBA.
II Crônicas 7:14 diz: ”se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar e orar e buscar a minha face e se arrepender dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céus perdoarei seu pecado e sararei a sua terra.”
Para que o comandante Sírio pudesse ser curado, o primeiro mergulho foi fundamental, porque foi a prova de total submissão a vontade de Deus revelada através de seu profeta. O que ele queria dizer no versículo 12, que ele conhecia outros rios melhores é porque o Jordão era um rio muito sujo, e para um comandante tão renomado se rebaixar a tanto era uma ofensa. Porém, assim como Deus faz hoje, muitas vezes Deus nos pede algo que fere nosso conceito para provar nossa total submissão a sua autoridade. O primeiro mergulho foi fundamental, porque foi a hora que Deus vence o homem, Deus vence a soberba. Ao final dos 7 mergulhos ele foi limpo, porém o primeiro revela a total dependência do homem a Deus.
Assim como foi com Moisés e o povo hebreu, assim como foi com Josué, Deus espera que dependamos de Suas Forças, de Sua Estratégia e de Seu Poder. O que temos não vale pra Deus. O que somos não surpreende o Criador, porém quando nos voltamos a Ele, Ele nos ouve, e estende Suas Mãos Poderosas. Todo reconhecimento humano não pode se comparar com a Glória que Deus quer revelar para nossas vidas.
Atrevamo-nos -se a crer!!! Que possamos dar o nosso primeiro mergulho!!! Livremo-nos da soberba, permitamos que Deus nos vença para que Ele revela sua vontade que é boa, perfeita e agradável.
Dayene Roberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário