quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O 4º Mergulho de Naamã (FALTA DE PERDÃO)



É obvio que sem Deus e sem a coragem do profeta de liberar a palavra sobre Naamã a cura não aconteceria. Porém, sem a incrível informação de uma menina que era sua escrava isso já mais aconteceria. Aquela menina israelense era prisioneira de guerra e foi trabalhar na casa de Naamã, além de ser serva do general, ela nunca esqueceu que era antes de tudo uma serva de Deus, e isso nos dá a maior lição de vida. Ela não guardava rancor, nem ódio contra o seu patrão, pelo contrário, queria o bem daquela família. E é aí que se mostram os verdadeiros cristãos, não sou cristão porque digo que amo a Cristo, mas sou cristão porque o represento de maneira responsável, santa e íntegra enquanto estou na terra. A palavra do Senhor nos diz em Filipenses 4:8: “tudo o que é puro, tudo o que é reto, tudo o que é integro, se há alguma virtude nisto pensai.”

A serva não foi omissa nem se calou. Ela testemunhou sobre o poder de Deus e influenciou aquela família. Por isso creio que o 4º mergulho assim como os três primeiros foi fundamental para cura, porque ele teve que vencer seu quarto e pior inimigo a FALTA DE PERDÃO. A bíblia não nos dá detalhes explícitos, porém já sabemos que para alguém que era leproso naquela época, havia inúmeras dificuldades. Primeiro que eles não podiam morar no mesmo lugar de pessoas comuns, depois se eles se aproximassem de pessoas que não tinham lepra eles tinham que sair gritando “pessoa impura.. pessoa impura”, chegando ao cúmulo de quem era leproso ter que usar um sininho, e tinha que sair sacudindo o sininho anunciando a chegada de alguém que era leproso.
Precaução ou não, essa medida de segurança com certeza causava marcas irreparáveis nas emoções de quem era leproso. Naamã vence sua soberba, vence suas dúvidas, vence sua vergonha, e agora no 4º mergulho era hora de deixar o passado para trás, porque ele estava a apenas três mergulhos de ficar curado. Nesse momento, seu passado, poderia prejudicar a atuação de Deus, já que mais do que nada, Deus o estava livrando de suas impurezas, não apenas físicas, mas emocionais e espirituais. Era o momento de sua redenção. Quando aceitamos a Cristo, não somente recebemos todas as suas bênçãos, como também somos enxertados N'Ele, ou seja, somos submergidos N'Ele.
Por isso que o apóstolo Paulo declara com propriedade (Romanos 8:35), que nada pode nos separar do amor Cristo, porque uma vez enxertados é quase que impossível tirar-nos de lá.
Naamã estava sendo batizado em Cristo, porque além de todas as evidências claras sobre isso, ele se batiza no rio onde o Messias viria a alguns milhares de anos depois a batizar-se também. Naamã estava sendo enxertado em Cristo, e quando isso acontece, uma das coisas que ele quer nos livrar é do nosso passado. A palavra de Deus nos diz se o filho de Deus vos libertar, verdadeiramente sereis livres (João 8:36). O plano de Deus era fazer de Naamã e nos fazer verdadeiramente livre. A salvação que Jesus oferece é total!!!.
Quando Jesus foi a cruz, Ele nos provou, que a única coisa que poderia prender um homem que calou o vento e aquietou o mar, andou sobre as águas, multiplicou pães e peixes e curou a milhares de enfermos, não eram os pregos na cruz, e sim o Seu amor por nós. E o mais impressionante é ver que milhares de anos não nos podem separar desse amor. Pense bem:  pra quem tinha feito o que Ele fez, uns pregos não eram nada. Por isso que no 3º mergulho Naamã teve que perder a vergonha, porque Jesus não ousou ter vergonha de nós. O que Naamã precisava se libertar agora era de todas as chacotas e zombarias que fizeram sobre ele, de toda historia de sofrimento e de dor, que apesar dele ter vencido muitas batalhas, nenhuma vitória apagava o fato dele ser leproso. 
O apóstolo Paulo declara: "uma coisa só eu faço, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e olhando as que estão adiante, prossigo para o alvo da soberana vocação de Cristo Jesus" (Filipenses 3:13). O que Paulo esta dizendo é a mesma coisa que o soldado de Naamã disse no versículo vs. 13: "...se ele tivesse pedido algo difícil (pela cura) você não faria?" Paulo diz, não estou fazendo nada complicado, uma coisa só eu faço: esqueço-me para prosseguir. É uma condição. Para que eu consiga ver o que esta na minha frente tenho que deixar de olhar pra traz. Para que eu consiga segurar as bênçãos que virão tenho que soltar as más e as boas experiências que já foram. Não é difícil, depende apenas de uma decisão.
A falta de perdão é uma chaga que tem se espalhado na humanidade e principalmente no meio do povo de Deus. Estar livre dessa lepra, significa responder ao mesmo chamado de amor que recebemos de Cristo. Livre-se hoje do seu passado, e espere com expectativas o seu futuro. Pois estou plenamente certa de que Aquele que começou a boa obra aperfeiçoara no dia do Senhor. (Filipenses 1: 6).
Dayene Roberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário